segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Chico Xavier abrasileirou o roustanguismo


Chico Xavier nunca foi simpático às ideias de Allan Kardec. Ele preferia o religiosismo de Jean-Baptiste Roustaing. No entanto, a certas alturas ele passou a sentir medo em assumir o roustanguismo, quando, já nos anos 1940, se intensificaram as campanhas contra o autor de Os Quatro Evangelhos.

Sabe-se que, por volta de 1940 até 1974, houve uma campanha intensa contra a influência de Roustaing, que sempre foi defendida pela Federação "Espírita" Brasileira - que o saudoso José Manoel Barbosa, sabiamente, chamava de Federação Roustanguista Brasileira - , e que quase fez o chamado "movimento espírita" se perder diante de situação tão conflituosa.

Em carta ao então presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas - roustanguista assumido - , Chico Xavier revelou um medo de assumir a citação de Roustaing, apelidado abrasileiradamente como "João Batista Roustaing", feita no livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho.

Com esse medo, diante de tamanhas acusações, Chico Xavier preferia reagir com silêncio, o que seus partidários entendem como "lição de humildade e sabedoria", mas que a lógica dos fatos entende como omissão e medo.

Enquanto isso, quando a conveniência permitia, Chico Xavier se manifestava supostamente a favor de Allan Kardec, até mesmo quando em suposta psicografia de um Bezerra de Menezes que, originalmente roustanguista apaixonado, passou a "kardequizar" (corruptela de "catequizar"?) no além.

O que se tem absoluta certeza é que Chico Xavier adaptou, com a ajuda dos editores e consultores literários da FEB - ele não recorreu à consulta de historiadores, daí os grosseiros erros históricos em vários de seus livros - , as ideias de Roustaing, excluindo dele aspectos que soam incômodos até aos católicos ortodoxos, como o "Jesus fluídico" e a "reencarnação em animais, plantas e vermes".

Com Chico Xavier abrasileirando o roustanguismo, a FEB, com o passar do tempo, nem precisou mais do próprio Roustaing. Criou-se uma tradução bem brasileira, o chiquismo, tão brasileira que ignorou completamente o sistema de castas romanas ao investir em castas brasileiras para os personagens "romanos" de Há Dois Mil Anos e similares.

A influência do jesuíta Emmanuel, único espírito que possivelmente teria se manifestado realmente na mediunidade de Xavier - até pelas obras e aspectos pessoais referentes a essa figura - , tornou-se decisiva para moldar o neo-catolicismo roustanguista para a realidade brasileira, com suas demandas e crenças próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.