terça-feira, 14 de abril de 2015

Chico Xavier nunca foi nem deve ser visto como líder


A desesperada obsessão dos adeptos de Francisco Cândido Xavier é um fenômeno preocupante no Brasil. Afinal, por mais que isso possa simbolizar, na aparência, uma atitude de profundo espiritualismo, ela revela um materialismo exagerado, apegado ao estereótipo de "bom velhinho" do anti-médium mineiro.

Em toda a polêmica, em todos os erros, mesmo os graves, e em todos os deslizes, Chico Xavier é inocentado em tudo. Ele deturpou a Doutrina Espírita, e tornou-se um expoente maior do que Allan Kardec. Se apropriou de autores mortos, como Humberto de Campos, do qual praticamente se tornou seu "dono", para desespero de seus primeiros herdeiros. Assinou atestados para forjar legitimidade em fraudes de materialização e era um "médium 100% confiável". E por aí vai.

Com Chico Xavier, um dado inédito que se observa é que o aparato de bondade pode intimidar as pessoas e desencorajar o discernimento humano. O homem que pedia as pessoas para não pensar nem questionar, mas sofrer "amando", é um dos maiores exemplos de impunidade e imunidade, complacência e condescendência que se pode observar em território brasileiro. Se os políticos corruptos tivessem, além da imunidade legal, o prestígio de Chico Xavier...

O que se vê em comum nas polêmicas em torno de Chico Xavier é uma série de contradições que o fazem ser inocentado de todo tipo de erro. Chico Xavier, então, é alvo de uma contradição séria, pois o suposto líder espiritual de muitos brasileiros é tido também como "manipulado" e "mal-infuenciado" nos erros que cometeu.

Seus defensores, assim, caem em profunda contradição. O Chico Xavier que foi mal-orientado, manipulado e empurrado para erros e fraudes é considerado "líder", um "líder" que prefere o silêncio do cérebro e a voz do coração, um anti-ativista conservador tido como "ativista" e "progressista" apenas pelo verniz de filantropo que seu mito apresenta.

Mas Chico Xavier não pode ser considerado líder, porque, em todas as hipóteses, ele não seria capaz de conduzir a humanidade para coisa alguma, e nem servir de exemplo seguro para qualquer tipo de postura ou de atitude. Vejamos as hipóteses:

1) CHICO XAVIER FOI MANIPULADO - Se os erros dele, nesta tese, são atribuídos às imposições dos chefões da Federação "Espírita" Brasileira, que o teriam transformado num instrumento para a deturpação da Doutrina Espírita, então pode-se inferir, neste caso, que ele não podia ser líder, porque foi manobrado por outrem.

2) CHICO XAVIER FOI HOMEM DE FIRMEZA E CORAGEM - Se Chico Xavier era visto como um homem corajoso, que "enfrentou" a Igreja Católica, como sonham uns, e dotado de firmeza doutrinária, por que ele falhou em seus procedimentos, preferindo a submissão do que a mobilização social? Ele nem foi tão corajoso assim, foi um católico que fugiu entristecido com os padres de Pedro Leopoldo e se mudou para Uberaba para seguir sua procissão de fé. Não podia ser líder.

3) CHICO XAVIER "APENAS" ENTENDEU MAL ALLAN KARDEC - Que discípulo é esse que entende mal o seu mestre e, mesmo assim, é visto como seu maior e mais fiel seguidor? Se levarmos em conta essa hipótese, por que as obras de Chico Xavier apresentam sérias contradições a tudo que Allan Kardec havia escrito? Que discípulo fiel é esse que o trai de forma tão explícita? O anti-médium mineiro não seria líder, sendo um mau discípulo que não compreendeu seu mestre.

4) CHICO XAVIER FOI "ENGANADO" POR OTÍLIA DIOGO E OUTROS FARSANTES - Nos episódios de fraudes de materialização, a participação de Chico Xavier é vista pelos seguidores como um "acidente de percurso", Só que há dados que comprovam que ele participou com gosto da "brincadeira", assinando atestados de "confirmação" e estando feliz a par de tudo nos bastidores, sobretudo no caso Otília Diogo. Se ele foi "usado" pelos farsantes, ele não poderia ter sido líder.

5) CHICO XAVIER PREGAVA O "SILÊNCIO DA PRECE" COMO ÚNICA MOBILIZAÇÃO SOCIAL POSSÍVEL - Que líder iria pedir para não questionar nem romper com o sofrimento, mas aguentar qualquer barra pesada com o "silêncio da oração"? Até o pacífico Mahatma Gandhi pregou, por exemplo, o boicote ao comércio de produtos ingleses e Martin Luther King, que chegou a ser ridicularizado pelos radicais Panteras Negras pelo pacifismo, estimulou os protestos contra a segregação racial nas rodoviárias dos EUA. E Chico Xavier pedindo para sofrermos calados.

6) CHICO XAVIER ERROU PORQUE ERA "IGNORANTE" E "FRÁGIL" - Certo, Chico Xavier era frágil, com baixa escolaridade (apesar de ler muitos livros) e errou porque não tinha coragem de reagir a certas imposições. Mas ele poderia ser líder assim? Não poderia. Até a Irmã Dulce, importante figura humana do Catolicismo, tinha seu jeito obstinado e enérgico de lutar por seus objetivos, ela nem sempre orava em silêncio, agindo com admirável ativismo e coragem.

7) CHICO XAVIER ERA "SÁBIO" E "FIRME" À SUA MANEIRA - Como assim? Se ele não tinha compreensão profunda de História e muito menos de Doutrina Espírita, e ele pregava que sofrêssemos calados e "amando", que sabedoria e firmeza poderia se esperar dele? Nenhuma. Ele nunca poderia ser um líder e um sábio através de tais posturas.

8) CHICO XAVIER ERA UM "PROFETA", UM "PSICÓLOGO", UM "CIENTISTA" - Esses mitos, que vários adeptos de Chico Xavier tanto acreditam, se valem de supostas façanhas que interpretações levianas fazem atribuir a ele como um "profeta", um "psicólogo" e um "cientista", mesmo sem ter habilidade para tanto. Aliás, a pouca vocação de racionalidade de Chico Xavier, mais afeito ao sentimentalismo religioso, justifica essa falta de habilidade. Não podia ser líder.

9) CHICO XAVIER ERA APENAS UM HOMEM SIMPLES - Homem simples é homem simples, não necessariamente um líder. Os partidários de Chico Xavier que negam os atributos do item anterior, porque acreditam no seu jeito de homem "simples e frágil", acreditam que ele poderia ser "líder" dentro de suas qualidades. Só que, pelo conjunto da obra, Chico Xavier nem de longe teve qualquer mérito para ser líder, seja ele visto como um "sábio" ou um "ignorante".

10) CHICO XAVIER ERROU, MAS VAMOS PERDOÁ-LO EM TUDO - Alguns seguidores de Chico Xavier admitem que ele errou com a deturpação da Ciência Espírita, com o caso Otília Diogo, com os problemas com o sobrinho Amauri Pena, com o caso Humberto de Campos etc. Mas se ele errou muito e é "inocentado" por isso, que líder poderemos esperar?

O conjunto da obra de Chico Xavier era uma ode ao conformismo. Somente isso já o desqualifica de qualquer mérito como líder. Ele não pode ser guia da humanidade, pelos erros e controvérsias que causou, sejam seus seguidores realistas ou sonhadores, sejam eles fiéis ao que disse e fez Chico Xavier, sejam eles inventando virtudes sobre ele.

Em todo tipo de hipótese, realista ou não, fantasiosa ou verídica, condescendente ou não, Chico Xavier nunca foi e nem deve ser visto como líder. Seja que reputação for. Isso pode ser doloroso, mas é a realidade. E há muita gente melhor para ser considerada líder de alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.