domingo, 3 de maio de 2015

Blogueira de esquerda endeusa Chico Xavier, que defendeu a ditadura

FRAGMENTO DE UMA POSTAGEM DE BLOGUE DEDICADA A CHICO XAVIER

Tem gente que é ingênua e age por boa-fé que não lhe permite o discernimento completo das coisas. Um blogue de esquerda, chamado Arte, Ciência e Política, publicou, em sua postagem de 15 de abril de 2011, um verdadeiro manifesto pró-Chico Xavier, com direito até a linque com entrevista de Divaldo Franco, outro anti-médium associado.

A blogueira se define como "petista, comunista, socialista" e parece não estar inclinada ao poderio da grande mídia, sendo provavelmente oposta à supremacia da Rede Globo, O blogue está inativo desde 2012, embora a blogueira continue com outras atividades. Ela escreveu o seguinte texto sobre Chico Xavier, reproduzido aqui na íntegra:

"* Meus caros *
A mídia está OMITINDO a divulgação do filme AS MÃES DE CHICO XAVIER. Todavia, o filme é muito consolador e instrutivo, beneficia a mentalidade humana, defende a vida e divulga o pensamento espírita. Face à omissão da mídia, as salas de cinema estão vazias. O compromisso é nosso de lotar os cinemas no fim de semana, para manter a bela e emocionante produção em exibição, divulgando a imortalidade da alma e o exemplo incomparável de Chico Xavier. Não havendo público, a exibição será retirada do circuito. Muito mais que o prejuízo financeiro na produção, está o prejuízo da mensagem consoladora que não chega a tantos corações angustiados e amargurados diante das perplexidades com que se defrontam as criaturas humanas no grave momento que atravessa a Humanidade. Portador de uma mensagem de esperança e renovação, defendendo a vida e exaltando a imortalidade, o filme merece o apoio maciço dos espíritas. Lotemos os cinemas Peço aos amigos repassarem essa mensagem para todos os seus contatos. Muito mais que isso, divulgar também em nossas reuniões públicas, face ao aspecto confortador que o filme apresenta, pela emoção e ensinos que transmite. ___"

O grande problema em sua abordagem é que o filme As Mães de Chico Xavier é uma co-produção da Globo Filmes, como o filme biográfico que o antecedeu. A grande mídia não omitiu a divulgação, se as pessoas pudessem ver os intervalos comerciais verá que houve divulgação do filme, sim, e que as Organizações Globo tornaram-se um dos braços estratégicos da Federação "Espírita" Brasileira.

Ou as pessoas não veem a Globo mesmo para observar suas armadilhas, ou simplesmente veem seus programas e vão fazer outras coisas durante o intervalo. A grande mídia deu cobertura, sim, ao referido filme, que contava com astros da Globo no elenco, a blogueira é que não percebeu, deve ter corrido, na hora do intervalo, para ver os blogues de esquerda e se esqueceu da TV.

É claro que as pessoas acabam não vendo muito a Rede Globo e sua aversão as deixa despercebidas em muitos processos. Como no "funk carioca", em que uma jornalista da Caros Amigos chegou a dizer que Mr. Catra, um de seus maiores ídolos, seguia "invisível às corporações da grande mídia", mesmo com muitas aparições no Caldeirão do Huck, apresentado pelo insuspeito Luciano Huck.

A falta de discernimento, quanto ao pano de fundo ideológico de Chico Xavier, é gritante. Ela se esqueceu de declarações de caráter conservador ditas pelo próprio anti-médium - para ninguém acusar que foi atribuição de terceiros que falavam "em nome de CX" - no programa Pinga-Fogo, da TV Tupi de São Paulo, em 28 de julho de 1971, com vídeo disponível no YouTube.

Em várias de suas declarações, Chico Xavier dizia para orarmos em favor dos generais que estavam "construindo o reino de amor" da humanidade futura. E nesse ano de 1971, a ditadura militar estava em sua fase mais violenta e havia perdido o apoio de boa parte da sociedade que reivindicou sua implantação.

Uma das frases ilustrativas de Chico Xavier dadas no programa - portanto, ditas por ele mesmo - demonstra não só a defesa da ditadura militar, como corrobora um discurso golpista que em 1971 deixava de ser usado por muitos que pediram a queda do presidente João Goulart anos antes:

"Temos que convir (...) que os militares, em 3l de março de 1964, só deram o golpe para tomar o Poder Federal, atendendo a um apelo veemente, dramático, das famílias católicas brasileiras, tendo à frente os cardeais e os bispos. E, na verdade, com justa razão, ou melhor, com grande dose de patriotismo, porque o governo do Presidente João Goulart, de tendência francamente esquerdista, deixou instalar-se aqui no Brasil um verdadeiro caos, não só nos campos, onde as ligas camponesas (os “Sem Terra” de hoje), desrespeitando o direito sagrado da propriedade, invadiam e tomavam à força as fazendas do interior. Da mesma forma os “sem teto”, apoderavam-se das casas e edifícios desocupados, como, infelizmente, ainda se faz  hoje em dia, e ali ficavam, por tempo indeterminado. Faziam isto dirigidos e orientados pelos comunistas, que, tomando como exemplo a União Soviética e o Regime Cubano de Fidel Castro, queriam também criar aqui em nossa pátria a República do Proletariado, formada pelos trabalhadores dos campos e das cidades".

Para uma blogueira que se acha comunista, é estarrecedor o respaldo dela a uma personalidade que ainda apoiava um regime político o qual a blogueira, se vivesse naquela época, teria sido simplesmente presa, estuprada, torturada e depois assassinada, às vezes até usada como cobaia em amostras de tortura que o DOI-CODI exibia em seminários feitos para militares em parceria com a CIA, órgão do Departamento de Estado dos EUA.

A título de comparação, um dos apoiadores do golpe militar de 1964, o líder católico Alceu Amoroso Lima (famoso pelo pseudônimo Tristão de Athayde), que acusou Parnaso de Além-Túmulo de ter sido um pastiche forjado por editores da FEB, já havia passado para a oposição naquele meado de 1971.

Até Carlos Lacerda, o antigo líder udenista, ex-governador do Estado da Guanabara e que foi um dos maiores defensores do golpe militar, passou para a oposição e comandou até um movimento pela redemocratização, a Frente Ampla.

Chico Xavier era o anti-ativista, porque preferia o silêncio da prece e reprovava a mobilização social. Preferia conciliar com os tiranos do que lutar contra seu poder. No parágrafo que destacamos, o anti-médium esculhambou, com palavras abertamente reacionárias, os trabalhadores, desabrigados e camponeses, "orientados pelos comunistas", o que faz a blogueira acender a vela para duas forças antagônicas. E são palavras próprias do "homem chamado Amor"!!

São posturas assim um tanto cordeirinhas da nossa esquerda que permitem que os reacionários retornem às custas dos pontos fracos das forças progressistas, condescendentes e complacentes conforme as circunstâncias, perdendo a firmeza e o discernimento nos momentos em que se deveria ser mais firme e observador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.