quinta-feira, 23 de julho de 2015

Cientistas brasileiros contrariam "profecia" de Chico Xavier

AUSTRÁLIA (NA FOTO, A CAPITAL CANBERRA) É UM DOS PAÍSES MAIS RECEPTIVOS AO TRABALHO DE CIENTISTAS E TÉCNICOS BRASILEIROS.

É sabido que os cientistas brasileiros estão indo embora. A falta de investimentos nas pesquisas científicas faz com que muitos brasileiros, não tendo recursos para levar adiante seus trabalhos, prefiram migrar para outros países, sobretudo desenvolvidos, onde existem condições financeiras e profissionais para realizarem suas pesquisas.

Esse não é um fato recente e, no entanto, também está longe de se encerrar, mesmo durante o "longo período" de "recuperação" que o mundo terá sob o presumido comando do Brasil, como sonhava Chico Xavier que, em sua visão provinciana, queria que o nosso país fosse o "coração do mundo".

Para piorar, o "sonho de 1969" ainda tinha a presunção de "garantir" que multidões de grandes pensadores, artistas e cientistas, e principalmente intelectuais de grande valor, passariam a viver no Brasil depois que guerras e catástrofes naturais (!) tornassem o Hemisfério Norte "inabitável", da mesma forma que haveria similares brasileiros de igual importância.

Risível. Que intelectuais "importantes" mostraremos no "coração do mundo"? Aqueles antropólogos e cineastas que corroboram com a visão caricata de povo pobre e com a etnografia de mercado do programa Esquenta! da Rede Globo? Que cientistas teremos? Aqueles igualzinho aos de Juiz de Fora que tentam comprovar o incomprovável dos embustes "mediúnicos" do "nosso bom profeta espírita"?

O país da corrupção política, da "cultura" da demagogia - faz-se o pior alegando ser por "boas intenções" - , dos baixos investimentos em Educação e Saúde e da prevalência de valores sociais retrógrados, com reflexo na nossa cultura, impedem que o Brasil possa assumir qualquer liderança mundial. Recuperar o país dessa degradação generalizada é um trabalho difícil que não conseguirá fazer o Brasil alcançar tal condição.

Em compensação, os países desenvolvidos
tentam resolver seus problemas. Afinal, eles são mais experientes. A Europa já passou por um período de muita fome e miséria depois da Segunda Guerra Mundial e, por isso, pôde somar estes problemas aos que já acumulou no decorrer dos séculos para resolverem, e assim se desenharam os países desenvolvidos que hoje conhecemos.

Aí os países europeus em geral decidiram realizar controle de natalidade para evitar a superpopulação e, por consequência, a crise sócio-econômica. Só que isso, levado adiante, faz com que a população não só reduzisse como envelhecesse, porque a baixa natalidade acaba envelhecendo a população e enfraquecendo a demanda socialmente ativa.

Isso faz com que as autoridades busquem alternativas para preencher a oferta de emprego, como a contratação de estrangeiros. No caso dos brasileiros, as oportunidades reservadas para áreas como Medicina, Engenharia e Informática, incluindo cursos de capacitação profissional ou formação universitária (incluindo pós-graduação) e programas de emprego temporário (que no entanto podem se converter em estáveis se depender do caso).

Muitos brasileiros já participaram desses programas em países como Canadá e Austrália, os que mais os oferecem para os cidadãos oriundos do Brasil. Mas a Nova Zelândia, a Noruega e a Alemanha também oferecem esses programas, que permitem um acolhimento melhor na vida dos que querem deixar o Brasil em busca de uma vida melhor.

Isso contraria severamente as "previsões" de Chico Xavier. Os cientistas brasileiros estão indo embora, vários já foram. Como também muitos dos técnicos e especialistas de altíssimo valor. E isso próximo de 2019. Faltam quatro anos. O que significa que o quadro não tende a ser diferente, diante do agravamento dos retrocessos que atingem o país.

Até o Sul e Sudeste, antes referências de modernidade e desenvolvimento no Brasil - embora aquém dos padrões do "velho mundo" - , tornaram-se redutos de um atraso antes inimaginável, através de um provincianismo que envolve a degradação sócio-cultural em vários sentidos, da corrupção política às humilhações de internautas encrenqueiros nas mídias sociais.

É um quadro social desfavorável para grandes projetos profissionais e educativos. Hoje estamos questionando todos esses valores, mas infelizmente os algozes estão no poder e não parecem sujeitos a cair. O que se sabe é que o "sonho" de Chico Xavier em ver o Brasil como "coração do mundo" foi liquidado mais uma vez com essa realidade do país perder seus grandes talentos profissionais e acadêmicos que migram para o exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.