sábado, 3 de outubro de 2015

"Espíritas" reagiram com pieguice suposta aceitação de Chico Xavier no meio científico

PIEGUICE - LIVRINHO CERCADO DE ROSAS "COMEMORA" SUPOSTO RECONHECIMENTO DE CHICO XAVIER COMO "CIENTISTA"(?!), JUNTAMENTE COM O SUPOSTO ANDRÉ LUIZ.

O "espiritismo" tem dessas coisas. A jornalista e militante "espírita", Marlene Nobre, falecida há pouco tempo e co-autora do livro Não Será em 2012, com Geraldo Lemos Neto, reagiu com a mais derramada pieguice, junto a outros "espíritas" ao suposto reconhecimento do mundo científico a Chico Xavier, através de uma tese altamente duvidosa.

A tese corresponde à suposta previsão, atribuída ao "espírito André Luiz", de descobertas relacionadas à glândula pineal em 13 anos (em relação ao isolamento da melatonina, principal substância produzida pela glândula, pelo cientista Aaron Lerner, em 1958) e em 63 anos (em relação a efeitos psicológicos constatados a partir de vários testes com ratos, em 2008).

A suposta façanha foi descrita por acadêmicos liderados por Giancarlo Luccheti e encabeçados por Jorge Cecílio Daher Jr., da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), com base no livro Missionários da Luz, que Chico "psicografou" em 1945. Os acadêmicos alegaram que a bibliografia relacionada à glândula pineal e à melatonina, nos anos 1940, era "muito escassa e altamente conflituosa".

A grande falha é que os pesquisadores só fizeram esse levantamento com base em bibliografia produzida a partir de 1977, cometendo um método anti-científico de se satisfazer com declarações de terceiros sobre o suposto lapso de abordagem. Os acadêmicos afirmaram que "menos de uma centena" de livros eram produzidos sobre o tema, mas nem sequer recorreram às próprias fontes.

Pesquisando a Internet, nós, apesar de não sermos especializados em biologia, constatamos que o tema já era discutido em 1917 e, nos anos de 1940 havia amplo debate sobre o assunto. Há dúvidas se a bibliografia era realmente escassa - e seria natural que fosse conflituosa, como em todo debate sobre assuntos complexos - , e, se caso fosse, a qualidade dos estudos talvez compensasse.

Em todo caso, o tema "previsto" por "André Luiz" era discutido amplamente nos meios científicos. Uma descoberta científica leva muito tempo para se concluir e, como hipóteses, as descobertas de 1958 e 2008 já eram bastante conhecidas pelos cientistas do mundo inteiro, antes mesmo da elaboração de Missionários da Luz. Nos anos 1940, um dos especialistas sobre glândula pineal teria sido o alemão Wolfgang Bargmann.

OUTRA PÁGINA MOSTRA O SUPOSTO RETRATO DE ANDRÉ LUIZ E UMA MONTAGEM DE CHICO XAVIER ABRAÇADO POR UM JESUS "GORDUCHO", EDITADA DE UMA FOTO CATÓLICA EM QUE ESSE MESMO "JESUS" ABRAÇAVA UM ANÔNIMO.

Há uma suspeita de que os "conhecimentos científicos" do suposto André Luiz teriam sido trazidos, na verdade, pelo livro Manual de Anatomia Humana, de Alfredo Monteiro e Benjamin Batista, conhecido livro de 1920, muito famoso nos meios científicos e universitários da época. Chico Xavier teria lido um desses exemplares para inserir ideias "científicas" em seus livros.

Reproduzimos o texto que, pela sua comoção exagerada, constitui numa gafe. Afinal, o "reconhecimento" de Chico Xavier e o imaginário André Luiz pelo mundo científico não se ocorreu. Um periódico de pouca expressão no meio científico, Neuroendocrinology Letters, publicou a tese, que pode ser refutada sem muita dificuldade mediante argumentos acima apresentados.

O texto foi publicado no blogue Planeta Azul, que também publicou as imagens que aqui mostramos. Notem a pieguice extrema dos textos. Allan Kardec, que faria 211 anos hoje, ficaria envergonhado, ele que seguramente teria reprovado os livros de Chico Xavier sem muito esforço.

ANDRÉ LUIZ E CHICO XAVIER ACABAM DE FAZER PARTE DA ACADEMIA - E-MAIL DA SUZUKO E DR. MARLENE NOBRE - CHOREI ...
Queridos amigos, Recebi agora pouco um e-mail da Suzuko Hashizume,  esposa do querido Dr. Hernari Gimarães Andrade me passando a mais linda e importante informação que recebi em toda minha vida: 

ANDRÉ LUIZ E CHICO XAVIER FAZEM PARTE DA ACADEMIA
Confesso que assim que li o e-mail da Suzuko, não pude deixar
de chorar. Confesso que chorei... é muita emoção !!  Sem dúvida, agora nada 
mais impedirá a aceitação da Nova Revelação (Doutrina Espírita) no meio Científico, até mesmo o ortodoxo.
Sabemos que era apenas uma questão de tempo. Eis aí bem
 a nossa frente a certeza de muito em breve DOUTRINA ESPÍRITA E CIÊNCIA
ESTARÃO DE MÃOS DADAS, PESQUISANDO JUNTAS OS FENÔMENOS QUE REGEM O MUNDO FÍSICO E O ESPIRITUAL. 
AGRADECEMOS A DEUS POR ESSA CONQUISTA TÃO DESEJADA.

Suely dos Anjos 

E-MAIL DA NOSSA QUERIDA IRMÃ DRa. MARLENE NOBRRE - MÉDICA E
PRESIDENTE DA AME

De: Marlene Nobre [mailto:mrsnobre@uol.com.br] 
Assunto: ANDRÉ LUIZ NA ACADEMIA
QUERIDOS AMIGOS E AMIGAS,

Tenho o prazer de enviar a vocês uma notícia maravilhosa: uma grande vitória da Associação Médico-Espírita Internacional.
André Luiz e Chico Xavier já fazem parte da Academia, o artigo em anexo foi publicado em revista indexada e já se encontra no Portal Científico PUBMED

Vocês podem ver o nome da Revista e as congratulações do nosso renovado cientista.
Vocês compartilham conosco desta vitória. O êxito é de todos.
Que Deus nos abençoe!
Marlene Nobre

AMIGOS, SUGIRO QUE PROCUREM NO PORTAL CIENTÍFICO DA PUBMED A VERACIDADE DAS AFIRMATIVAS QUI EXPOSTAS
Suely dos Anjos 

Eu tenho que dizer que estou impressionado com a convergência entre as teorias apresentadas nos livros espíritas e da literatura científica relevante no que diz respeito à glândula pineal.

Historical and cultural aspects of pineal gland: comparison between the theories provided by Spiritism in the 1940’s and the current scientific evidence.

TRADUÇÃO

Aspectos históricos e culturais da glândula pineal: comparação entre as teorias fornecidas pelo Espiritismo na década de 1940 e as evidências científicas atuais.

Artigo publicado em revista médica européia, de repercussão mundial, apresenta André Luiz à Ciência Médica.

Francisco Cândido Xavier, considerado o maior médium dos tempos modernos, trouxe contribuições à Ciência Médica através da série A Vida no Mundo Espiritual, onde o autor espiritual, André Luiz, médico durante sua última reencarnação, trouxe informações inusitadas sobre a fisiologia humana, além de discorrer sobre as bases que originam doenças.

Sem qualquer pretensão de literatura científica, André Luiz escrevia como se tivesse a finalidade de descrever o diário de um jovem cientista, que relata o cotidiano de suas descobertas e o avanço de seu conhecimento ante uma nova Ciência. Assim, em 1945, o livro : 

Missionários da Luz trouxe 21 informações a respeito da glândula pineal em apenas dois capítulos do extenso livro.           

Com a finalidade de estabelecer se André Luiz trouxe informações relevantes, o departamento de pesquisas da AME BRASIL, liderado pelo Dr. Giancarlo Lucchetti, levantou em toda a obra de André Luiz todas as informações sobre a glândula pineal e comparou-as à luz do conhecimento da época em que os livros foram escritos e também com os conhecimentos que a ciência obteve nos últimos 20 anos.        

A título de informação, durante toda a década de 1950, os artigos médicos sobre a glândula pineal publicados na literatura científica não somam uma centena. Na última década, ultrapassam dez mil artigos.

O resultado encontrado pelos autores do artigo que mereceu publicação na respeitada 
REVISTA NEUROENDOCRINOLOGY LETTERS FOI SURPREENDENTE.

André Luiz antecipou informações que foram postuladas, pesquisadas e confirmadas
60 anos depois da publicação dos Missionários da Luz

A publicação do artigo intitulado Historical and cultural aspects of pineal gland: comparison between the theories provided by Spiritism in the 1940’s and the current scientific evidence  (TRADUÇÃO) Aspectos históricos e culturias da glãndula pineal:Comparação entre as teorias fornecidas pelo Espiritismo no ano de 1940 e as evidências científicas atuais de Chico Xavier em uma das mais respeitadas bases de dados da literatura médica mundial, o Pubmed.  O artigo demonstrou que a mediunidade é uma forma de obtenção não usual do conhecimento e que Francisco Cândido Xavier, através de André Luiz, trouxe colaboração inusitada à Ciência Médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.