segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A vocação de plágio dos "espíritas"

FOTO CATÓLICA COM UM MODELO REPRESENTANDO JESUS ABRAÇANDO UM ANÔNIMO SEGUIDOR...

Que o "espiritismo" é voltado a uns plágios, isso é verdade. A literatura de Francisco Cândido Xavier é um claro exemplo disso, com plágios diversos daqui e dali, em muitos casos norteando obras inteiras, como o livro inglês A Vida Além do Véu, de George Vale Owen, cujo enredo de uma fictícia cidade espiritual inspirou Nosso Lar.

Os plágios vieram desde Parnaso de Além-Túmulo e as pessoas não perceberam que o mal em questionar a veracidade de uma obra não está nas semelhanças, até porque a obra falsa sempre tem que apresentar algum elemento similar à original.

O propósito do falso é parecer verdadeiro e a falsidade pode ser identificada pela diferença, quando ela contradiz com muitas caraterísticas da obra original. E é isso que muitos não conseguem enxergar e tomam Chico Xavier como autêntico até quando cartas "mediúnicas" revelam ter somente o estilo e a caligrafia pessoal do "médium" mineiro.

Mas os plágios não param por aí. Ilustrações referentes a eventos ou ícones "espíritas" mostram o quanto o "espiritismo" brasileiro tem um certo apreço à cópia. Mostramos dois exemplos de como os "espíritas" podem ser copiadores descarados, usando ilustrações que nada têm a ver com sua doutrina para inserirem nelas "adaptações" que lhes são próprias.

...FOI RETRABALHADA PELO PHOTOSHOP PARA INSERIR UM SORRIDENTE CHICO XAVIER.

A famosa ilustração de Chico Xavier abraçado a um hipotético Jesus Cristo - estranhamente roliço - , que existe até em capa de livro "espírita", foi na verdade uma montagem de uma foto católica, em que esse mesmo "Jesus" aparece abraçando um anônimo.

A imagem é difundida pelos católicos e parece ter origem estrangeira. O anônimo abraçado ao modelo que representa Jesus tem um aspecto de norte-americano de ascendência irlandesa, e o caráter tendencioso da montagem brasileira revela um Chico Xavier fazendo um sorriso afoito, do contrário à imagem entristecida do anônimo da imagem original.

 JÁ A IMAGEM DA SUPOSTA CIDADE ESPIRITUAL DE NOSSO LAR...

A suposta cidade espiritual de Nosso Lar, na época da produção do filme baseado no referido livro, também mostra um plágio feito em relação ao desenho de como seria essa suposta cidade, em tons futuristas, que gerou até uma capa provisória para o livro de Chico Xavier.

FOI ORIGINALMENTE TIRADA DE UM PROJETO DE CIDADE FUTURISTA DESENHADO POR ARQUITETOS MEXICANOS.

Pois o desenho que ilustra a suposta colônia de Nosso Lar foi retirado de uma ilustração mexicana, publicada no portal Ready2Go, do que seria uma cidade futurista no México. Nota-se que as pessoas utilizadas são quase as mesmas, apenas inserindo os personagens da suposta colônia espiritual.

O portal mencionava as perspectivas para o novo urbanismo, principalmente nas capitais da América Latina, a partir do caso do México. Os trajes mostravam diversas cores e tipos, o que contradiz com a ênfase nos trajes exclusivamente brancos, lembrando pijamas hospitalares, que se atribuíam aos moradores de Nosso Lar.

Como se nota, no "espiritismo" nada se cria, tudo se copia. Enquanto isso, o exemplo de Allan Kardec e seu sistema de pensamento nem de longe chega a ser devidamente reproduzido pelo "movimento espírita" que tanto alega "rigorosa e inabalável fidelidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.