segunda-feira, 2 de maio de 2016

Chico Xavier e o impeachment de Dilma Rousseff


Muitos brasileiros, iludidos com o estereótipo "humilde" e "frágil" de Francisco Cândido Xavier e acreditando na sua origem caipira, pensam que ele foi um líder progressista. Estão redondamente enganados nessa ideia, já que Chico Xavier nunca foi líder nem mesmo progressista e ele foi uma das figuras mais conservadoras que o país já teve.

Numa época em que o mais histérico defensor do golpe militar, o antigo político udenista Carlos Lacerda, estava na oposição, ao lado de defensores da derrubada do governo João Goulart em 1964, como o católico Alceu Amoroso Lima (que acusou Parnaso de Além-Túmulo de ter sido um trabalho de editores da FEB), em 1971, Chico manteve a histeria reacionária vigente em 1964.

Ele e a FEB apoiaram o golpe de 1964. A federação esteve presente na Marcha da Família Unida com Deus pela Liberdade, em São Paulo, conforme afirmou o historiador fluminense Jorge Ferreira, biógrafo de João Goulart, ainda que sob a discreta expressão "espíritas kardecistas".

É só ver a entrevista no programa Pinga-Fogo, da TV Tupi de São Paulo, para confirmar o quanto Chico Xavier era conservador. Era ele mesmo, com suas palavras, para desespero dos que supusessem que "não foi ele quem disse isso".

Chico Xavier era adepto da Teologia do Sofrimento, corrente do Catolicismo medieval que defendia o sofrimento humano como "caminho para Deus", e frases pedindo aos sofredores aguentarem suas desgraças e não mostrarem o sofrimento para os outros confirmam isso. E foi Chico Xavier quem disse, em suas palavras.

Portanto, o "progressista" e "futurista" caipira de Pedro Leopoldo é uma das personalidades mais retrógradas do país. Não por acaso, as mídias sociais que tanto publicam as frases do "médium" são tomadas de muita estupidez, reacionarismo e violência.

Se vivo estivesse, Chico Xavier teria defendido o impeachment de Dilma Rousseff como um "remédio amargo" para alguém que "não compreendeu o sentido da fraternidade cristã", apoiando a expulsão de uma "pessoa respeitável, mas que atuou pelo radicalismo e intolerância ao próximo" e "merece essa digna medida para permitir que outro líder mais preparado conduzisse o país de acordo com os desígnios de Nosso Senhor Jesus Cristo".

Uma mensagem na Internet foi reproduzida visando mostrar como seria a postura de Chico Xavier diante dos novos fatos políticos. e Chico seria receptivo ao governo Michel Temer, pedindo a ele a "mais completa dedicação aos princípios cristãos". Como o jargão religioso "cristão" soa como música nos ouvidos de Michel Temer e seu amigo Eduardo Cunha, o provável apelo do "médium" seria acolhido amplamente. Vejamos o texto:

==========

O CENÁRIO ATUAL DO PAÍS, SEGUNDO CHICO XAVIER

"Triste saber que fim levou a política hoje. Os petistas, que supostamente surgiram com o objetivo de governar pelos trabalhadores acabaram se envolvendo em inúmeros escândalos que serviram para mostrar a sua verdadeira face. 

O povo, ludibriado por estes fariseus vestidos de vermelho, votou mais uma vez no partido, tirando a oportunidade de um homem de bem, Aécio Neves, digno, respeitável e neto de um estadista, a tomar posse e guiar os rumos de uma sociedade cristã.

Hoje, Aécio e seus correligionários, cientes que foram vítimas de uma injustiça, sabiamente agem para tomar o lugar que lhes é legitimamente seu. O povo está do seu lado. Aécio, conterrâneo de meu adorado estado é o homem que a espiritualidade superior escolheu para guiar a humanidade brasileira para a edificação do Reino de Amor.

Mas os irmãozinhos sofredores do além, que não entenderam as propostas do grande Missionário das Minas Gerais, começaram a criar uma verdadeira desordem no país. Lula, que se mostrou na verdade um obsediado com intenções dúbias, conduz as massas para a baderna e para a indisciplina. Simpatizantes de seu grupo arruínam o país com boatos que servem para tirar a credibilidade de instituições que sempre foram e são responsáveis, como o Poder Judiciário e os meios de comunicação, administrados por verdadeiros homens de bem.

Empresários, homens de luta intensa e missão de gerar renda a enriquecer a nação, clamam urgentemente por disciplina e organização, exigindo que os culpados sejam punidos. A espiritualidade superior reconhece que Lula e seus co-partidários respondam pelo estrago que fazem a nação. E se for necessário o uso da força, que seja feito, pois é melhor que morram uns poucos culpados do que uma multidão de inocentes. Deus abençoe o militar Bolsonaro, comandante da honra e guardião da sabedoria cristã, condutor corajoso do exército cristão da boa vontade.

Torço pelo digníssimo juíz Sérgio Moro, homem que a espiritualidade superior colocou no caminho da reorganização da pátria, que ele possa prender todos os culpados. Que o país volte as mãos de verdadeiros líderes, homens educados para a função e que possuam qualidades que honram a capacidade de conduzir a humanidade com sabedoria cristã e elegante nobreza.

Rezo muito para que Aécio, o Arauto das Minas Gerais, o verdadeiro representante da humanidade brasileira, possa ocupar a cadeira que lhe é de direito e que com sua vocação política e senso de humanidade coloque o país de volta ao seu caminho de Coração do Mundo e Pátria do Evangelho, a ensinar a toda a humanidade o verdadeiro valor da humanidade, que é a Boa Nova Cristã.

Abençoados os espíritos condutores da retomada da democracia cristã. Que os culpados saiam para que os verdadeiros trabalhadores em prol da humanidade brasileira possam ocupar suas funções de direito e continuem a lutar em prol da felicidade plena da humanidade cristã.

De seu amado irmão, sempre convosco, Francisco Cândido Xavier"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.