quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Religião e paixões diversas, materiais ou não

UM DOS IDEALIZADORES DA ESCOLA SEM PARTIDO, O SENADOR MAGNO MALTA É ACUSADO DE CORRUPÇÃO.

A religião esconde muitas irregularidades, demonstrando ser uma forma de proteger erros sob uma suposta posição de "elevação moral" relativa ou plena. A princípio, a religião seria uma espécie de "muleta moral" para pessoas que cometeram erros graves ou sofrem infortúnios sérios.

Há no entanto incidentes muito preocupantes que ocorrem sob o manto da religião, envolvendo as três principais religiões existentes no Brasil, o Catolicismo, o Pentecostalismo e o "movimento espírita", que põe por terra suas reputações de "intocáveis".

No Pentecostalismo, alvo de muitos escândalos, está casos de Marco Feliciano, acusado de assédio sexual contra uma jovem jornalista, e Magno Malta, acusado de negociar com uma fabricante de armários de cozinha uma PEC (proposta de emenda constitucional) favorecendo a empresa num esquema de corrupção ligado ao Minha Casa, Minha Vida.

Malta é um dos idealizadores da Escola Sem Partido, ao lado do advogado Miguel Najib. Neste projeto - que, apesar de "evangélico", acolheria até mesmo atividades como a da Mansão do Caminho de Divaldo Franco - , o ensino deveria evitar o debate dos fatos da realidade, mas estimular a educação religiosa e a preservação das crenças religiosas de cada família.

No Catolicismo, a santificação de Madre Teresa de Calcutá envolve duas irregularidades. A primeira é a atribuição de superioridade espiritual (como sugere o título de santidade) a uma beata religiosa que maltratava seus assistidos e desviava dinheiro arrecadado de magnatas corruptos e tiranos para os cofres do Vaticano. Nas casas de "caridade" de Madre Teresa, internos eram mantidos em situações degradantes de consequências fatais.

A segunda é o factoide de um engenheiro brasileiro supostamente vítima de um coágulo cerebral gravíssimo, que, supostamente desenganado, recebe a cura depois de ter a medalha de Madre Teresa colocada sobre o peito. Consta-se que o que Marcílio Haddad Andrino sofreu teria sido uma intoxicação alimentar, e seu "estado de coma" teria sido um longo repouso natural em enfermidades deste tipo.

A adulteração da enfermidade teria sido um dado tendencioso e pretensioso, até porque o hospital onde estava internado Andrino é católico (Hospital São Lucas, de Santos). Quinze pessoas se engajaram para promover o "milagre" e o irmão do engenheiro chegou a dizer que somente se trabalham as fontes da Igreja Católica, porque as demais fontes podem trazer "problemas".

A título de comparação, o marido de Monica Besra, suposta beneficiada pelo "primeiro milagre", contestou que a medalha teria curado a mulher, portadora de um tumor em 2002. Ela foi curada porque todos os procedimentos médicos recomendados foram rigorosamente cumpridos. É muito diferente do que um parente de outro "beneficiado" corroborar o "milagre".

No "espiritismo", o que se sabe é que a crise da postura "dúbia", que adota uma posição falsamente "autêntica" em relação ao legado de Allan Kardec mas mantém valores e abordagens igrejistas, que no entanto não trouxe até agora efeitos drásticos ao "movimento espírita".

É verdade que cresce, na Internet, os questionamentos sobre a suposta mediunidade de Francisco Cândido Xavier e Divaldo Franco, sua suposta filantropia e o conteúdo doutrinário do "espiritismo", mas até agora o movimento religioso se mantém ainda em alta reputação com o apoio de setores jurídicos, midiáticos e acadêmicos.

Ultimamente, os "espíritas" tentam resistir na Internet pregando "ensinamentos morais" de toda forma. Em certos casos, palestrantes usurpam as palavras de Erasto - como a frase "mais vale rejeitar dez verdades do que aceitar uma única mentira" - , distorcendo-as em favor do igrejismo gosmento que apregoam.

O que se observa nesses exemplos das três religiões - e, no caso dos neopentecostais ("neo" por causa de seu suporte midiático, jurídico e legislativo) - são as paixões humanas, materiais ou não, que se apoiam nos âmbitos da fé religiosa.

São paixões bem mais levianas do que mil orgias mergulhadas no luxo, nas drogas, na fortuna e na luxúria. As orgias sem sexo, às vezes sem dinheiro (mas em outras com muito dele) e apoiadas no nome de Jesus são as mais perniciosas, traiçoeiras e pecaminosas que existem, sendo muitas vezes maneiras de colocar a sordidez humana para debaixo do tapete.

No Brasil cada vez mais retrógrado, a religião busca crescer, causando um grave perigo para a sociedade do país, que pode assistir a períodos obscurantistas e fundamentalistas comparáveis aos da Idade Média, de triste lembrança. Cabe deixarmos a paixão da fé para não transformarmos nossas vidas num calvário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.