domingo, 26 de fevereiro de 2017

O mito do "coração do mundo" e o perigo da "invenção do inimigo"

CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE AUSCHWITZ, ALEMANHA - Os judeus também estariam respondendo por "resgates espirituais"?

Francisco Cândido Xavier deveria ser muito mais criticado e contestado do que adorado e aceito. É vergonhoso que a complacência que envolve o anti-médium mineiro, que fará 15 anos de falecimento em junho próximo, que atinge até uma parcela dos que acreditam recuperar as bases kardecianas mantendo os "médiuns-estrelas" no pedestal.

Chico Xavier causou muita confusão, por seus próprios atos. Esse mito de "amor e bondade" e "humildade", fabricado pela FEB e reciclado pela Rede Globo de Televisão, com base no que o católico inglês Malcolm Muggeridge fez de Madre Teresa de Calcutá, que nunca passou de um marketing religioso que restringe, institucionalmente, a prática de bondade como um subproduto da religião, não pode colocar os erros do anti-médium mineiro debaixo do tapete.

O "bondoso médium" foi um dos mais terríveis, deploráveis e perigosos deturpadores da Doutrina Espírita de todos os tempos. E se ele é muito adorado e cultuado, esse sentimento consiste no processo obsessivo da "fascinação", um dos mais perigosos por consistir numa armadilha que leva muitas pessoas à cegueira e ao fanatismo.

Só mesmo a burrice predominante no Brasil - considerado um dos países mais ignorantes do mundo - pode atribuir alguma superioridade a Chico Xavier, alvo de preocupante apego emocional de seus seguidores, que se dizem dotados de "energias elevadas", mas que se espumam de raiva e rancor quando são contrariados, mesmo de maneira leve e construtiva.

Chega-se mesmo à hipocrisia dos chiquistas dizerem, quanto às críticas severas a Chico Xavier: "ele não está aí para reclamar". No entanto, também os mortos que tiveram seus nomes usurpados nas irregulares psicografias de Xavier também não estavam aí para reclamar e ninguém se preocupou.

Humberto de Campos foi usado e abusado, da forma leviana e oportunista, a ponto de Chico querer ser o "dono" do autor maranhense. Humberto também não esteve aí para reclamar, enquanto Chico e Antônio Wantuil de Freitas faziam, a quatro mãos, textos que eram creditados ao autor falecido aos 48 anos, com uma autobiografia deixada incompleta. Os textos em nada refletem o estilo de Humberto, mas muitos trechos lembram o estilo das mensagens de Chico Xavier ele mesmo.

Humberto foi usado e usurpado por Chico Xavier para adotar posturas nada generosas. No livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, Chico atribuiu a Humberto posições sutilmente racistas, como atribuir inferioridade social a negros e índios e corroborar o mito católico do "julgamento de Jesus", que teria sido inventado pelo Catolicismo medieval para botar a culpa da condenação de Jesus de Nazaré ao povo judeu e não ao Império Romano.

Aliás, o referido livro, não bastasse ter sido feito mediante um acordo entre a FEB e o Estado Novo, reflete uma perigosa utopia em relação ao Brasil, definida pela promessa do país se tornar um líder político-religioso do mundo inteiro.

Claro que as pessoas vão dizer que é paranoia pensarmos em teocracia ou imperialismos. Mas o problema é a teoria e a prática serem muito diferentes. E o grande alerta em relação a esse projeto do Brasil sonhado por Chico Xavier é que ele pode se tornar um grave perigo para a humanidade.

Afinal, o discurso belo, a utopia de união dos povos, de solidariedade, reconciliação é apenas uma teoria. As pessoas até se esquecem que o mundo já mostrava o triste exemplo dos regimes tirânicos da Alemanha e Itália que também representavam promessas de "algo positivo" para seus respectivos povos.

A ameaça consiste no "obstáculo" que se poderá criar. Para uma "coisa boa" crescer, uma "coisa ruim" tem que ser destruída. E o que serão as "coisas ruins", os "obstáculos" a serem destruídos quando o Brasil se tornar um império mundial e o "espiritismo" brasileiro uma teocracia, é algo muito misterioso, que não temos ideia precisa de como será, mas que é muito preocupante.

A "invenção do inimigo" é algo que não vem na carta de apresentação de um projeto teocrático-imperial. A apresentação sempre mostra apenas o lado positivo, da "solidariedade entre os povos", da "união entre os divergentes" etc. Quem representar risco para o êxito dessa perigosa empreitada é que se torna o inimigo a ser eliminado, e é aí que se vê o "ovo da serpente" dessa "linda utopia".

Indícios dessa ameaça estão no desprezo à Ciência, quando ela ultrapassa os limites permitidos pelo "espiritismo" brasileiro. Cientistas como Wolfgang Bargmann, cientista alemão que nos anos 1940 estudou a glândula pineal (falsamente atribuída ao "espírito" de André Luiz pelos "espíritas) e Percival Lowell, que previu descobertas sobre Marte feitas em 2004, seriam jogados ao limbo.

Da mesma forma, o famoso juízo de valor dos "espíritas", de acusar as pessoas que sofrem desgraças de "pagarem" por supostos resgates morais em vidas passadas - algo feito sem provas, já que o "espiritismo" brasileiro é mal instruído em vida espiritual - é uma senha de como a dita "religião da bondade" pode se tornar um poder totalitário dos mais cruéis.

Daí para condenar pessoas à morte por causa de "resgates morais" e "reajustes espirituais" será um pulo. E o moralismo tem dessas coisas. Vide, por exemplo, o que ocorre com o feminicídio conjugal, em que homens evocam "valores da Família, do Amor e do Casamento", além da "defesa da honra masculina" para tirar a vida de suas companheiras, uma atrocidade brutal feita "na melhor das intenções" e que durante muito tempo teve a garantia da impunidade quase plena.

A culpabilização da vítima é uma prática feita com muita frequência pelos "espíritas". Até o "iluminado" Chico Xavier teria feito das suas, acusando as vítimas do incêndio em um circo em Niterói de terem sido "romanos sanguinários". O fato de botar na responsabilidade de Humberto de Campos (mal disfarçado pelo codinome Irmão X) só agrava a situação do "médium", porque fez uma acusação leviana e cruel e, além disso, botou em nome de outro para se livrar de culpa.

Há um lado sombrio do projeto do "coração do mundo" porque nossa humanidade é complexa. A utopia do "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" pressupõe um futuro de querubins dando as mãos e os discordantes do projeto serem "punidos" com perdão, misericórdia.

Mas essa perspectiva também havia quando o imperador Constantino criou a Igreja Católica Apostólica Romana, na qual se falava também em discurso de união, em valorização dos ensinamentos cristãos e na divulgação da paz e da fraternidade em todo o povo. A realidade, mostrou, porém, uma teocracia sanguinária e punitivista, da qual participou, tardiamente, o jesuíta Manuel da Nóbrega, o mesmo Emmanuel que teria prefaciado Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho.

A tese do "coração do mundo" também seria reprovada por Allan Kardec, que nunca apoiaria projetos em que uma nação deteria o poder no planeta, mesmo com as "mais nobres intenções". A ideia do "Brasil Coração do Mundo" também revela um devaneio materialista, uma patriotada religiosa que nunca passou de uma utopia arrivista de um caipira do interior de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.