sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Livraria de Niterói deveria retirar retrato de Chico Xavier da parede

LIVRARIA NÃO É UMA IGREJA E POSSUI DEMANDA DAS MAIS DIVERSAS CRENÇAS.

Existe uma livraria e sebo que é simpática, com profissionais dedicados e que vendem tanto produtos usados como novos, além de oferecer serviço de encomenda de títulos através da Internet. É uma boa opção de lazer, verificando o acervo de livros e discos que existem na loja. É a Panorama Romanceiro, localizada na Rua José Clemente, no Centro de Niterói.

O problema é que, na parede do estabelecimento, é mantido um retrato do "médium" Francisco Cândido Xavier, o maior deturpador de toda a história do Espiritismo. A crítica que fazemos não é de intolerância religiosa, mas pelo fato de que livraria não é igreja e existem fregueses dos mais diversos tipos de crenças.

Do contrário que muitos imaginam, Chico Xavier não é uma figura ecumênica - nem espírita, no sentido kardeciano do termo, ele foi jamais - , tendo sido ele, durante toda sua vida, um católico ortodoxo que colaborou com a FEB para desfigurar, em prol de interesses religiosos e comerciais, o legado deixado pela Doutrina Espírita original.

Foi Chico Xavier, por exemplo, que traduziu o pensamento de Jean-Baptiste Roustaing para o contexto brasileiro, produzindo obras que praticamente dispensam a leitura de Os Quatro Evangelhos. Obras como Nosso LarO Consolador e Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho já sintetizam o pensamento de Roustaing para o público brasileiro.

Provavelmente, o responsável que permitiu colocar o retrato de Chico Xavier nem está sequer informado que o "espiritismo" que ele acredita está deturpado. Mas se o caso dele é não abrir mão de idolatrar o "médium", que o faça ele mesmo criando um altar para ele em sua casa ou botando o retrato dele em tamanho menor dentro de sua carteira.

Está na cara que a idolatria de Chico Xavier é uma opção pessoal, e, diante disso, até respeitamos. O que não pode é tentar influenciar os outros colocando o retrato dele sem propósito, pois já é suficiente haver produtos, como livros e DVDs, referentes ao "médium", presentes no catálogo da loja e expostos ao público em geral.

Pedimos, portanto, a retirada do retrato de Chico Xavier, o mais rápido possível, da parede da loja. Se o responsável gosta dele, que o faça no íntimo de sua alma e na vida particular, sem influenciar os outros a idolatrarem-no. Se o tal funcionário da Panorama Romanceiro quer exibir um retrato de Chico Xavier, que vá trabalhar numa livraria "espírita".

Além disso, o contexto de uma livraria não permite proselitismos dessa ordem, porque há um público de diversos tipos e diversas crenças, inclusive ateus, e o propósito da livraria não é expor um ídolo religioso. Pode-se até vender obras relacionadas a ele, mas não pode influenciar, até porque o retrato soaria como uma propaganda forçada. Por isso, pede-se a retirada do retrato de Chico Xavier da parede da Panorama Romanceiro. A freguesia laica agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.